Procedimento para viagem com animal de estimação

PASSO A PASSO

MICROCHIP

O microchip é a identificação do seu pet. Procure seu veterinário de confiança para realizar a aplicação e certifique-se de que o microchip aplicado é o padrão ISO11784 ou o ISO11785, que é o aceito nos aeroportos. Caso seja um padrão diferente, você precisará levar seu próprio leitor de microchip com você.
O microchip é aplicado na nuca do seu animalzinho e é do tamanho de um grão de arroz. É muito importante para localizar seu pet caso seja perdido e também é uma etapa obrigatória no procedimento para viagem internacional.


VACINA ANTIRRÁBICA

A vacina antirrábica deve ser feita após a aplicação do microchip, caso já tenha sido aplicada antes, quando implantado o microchip, a vacina deverá ser refeita para que seja válida para a realização do teste sorológico antirrábico.
Leve o pet ao veterinário e certifique-se de que o adesivo da vacina será colado e datado na carteirinha de vacinação


exame sorológico

30 dias (ou mais) após a aplicação da vacina antirrábica você pode fazer o exame sorológico. Este exame é a parte mais cara de todo o processo, por isso vale pesquisar um pouco mais o valor entre os laboratórios que realizam o teste.
O objetivo do exame é garantir que seu pet tenha anticorpos acima de 0,5 UI/ml. Se os anticorpos estiverem abaixo desse valor, você deverá aplicar uma nova vacina antirrábica e, após 30 dias, realizar outro exame.
Entre em contato com o laboratório onde irá realizar o teste, agende um horário e pergunte como funciona o procedimento como quanto tempo de jejum seu pet deve ficar antes do teste.


quarentena

Após a data da coleta de sangue para o exame sorológico seu pet deve esperar 90 dias para estar autorizado a viajar.


resultado sorologia

Aproximadamente 30 dias após a coleta de sangue, você receberá o resultado do exame sorológico, onde poderá ver se os anticorpos do seu pet estão acima de 0,5 UI/ml, que é o resultado esperado.
Mesmo recebendo o resultado com o valor satisfatório, você deve esperar completar os 90 dias de quarentena para poder embarcar com o seu pet.
Esse resultado pode servir para toda a vida do pet, desde que você nunca esqueça de vacina-lo contra raiva dentro do prazo definido (1 ano).
Em alguns países o prazo é maior, como 2 ou 3 anos, mas como no Brasil o prazo é 1 ano, é recomendável que você respeite esse prazo para que não tenha problema em nenhum lugar e não precise repetir o exame, que não é barato e nem rápido.


atestado veterinário

Forest Tours

viagem nacional

Viagem nacional é muito mais simples. Seu pet só precisa estar com as vacinas em dia e de um atestado emitido pelo veterinário.