Como viajar com pet para Tailândia? 🇹🇭
Se você está planejando uma viagem na Tailândia na companhia do seu pet, é essencial estar ciente das exigências e procedimentos necessários para garantir uma viagem tranquila e sem complicações. Neste post, vou mostrar passo a passo o processo de entrada de pets no país. Desde a solicitação do Import Permit junto às autoridades tailandesas até a saída do aeroporto tailandês com seu cachorro ou gato ao seu lado.
1 - Solicitação do Import Permit para a Tailândia
Viajar com seu pet para a Tailândia requer alguns passos importantes, e o primeiro deles é solicitar o Import Permit. Este documento é essencial para autorizar a entrada do seu pet no país.
Para iniciá-lo, envie um e-mail para as autoridades da Tailândia, especificando seu aeroporto de destino e fornecendo detalhes essenciais, como a data da viagem e documentos obrigatórios.
O e-mail deverá ser enviado para BKK_AQS (Import Division)
qsap_bkk_import@dld.go.th
Informe a data da viagem e envie em anexo os seguintes documentos:
- Formulário R. 1/1 (ร. 1/1) preenchido – você pode baixa-lo clicando aqui.
- Cópia do seu passaporte (dono do pet)
- Foto do pet (a qual deve aparecer a cara do pet)
- Carteira de vacinação que deve incluir:
- Detalhes do pet (raça, sexo, nome, cor, e número do microchip).
- Informações do veterinário que aplicou as vacinas (nome, licença e assinatura).
- Vacinas obrigatórias:
- Cachorros (5 vacinas obrigatórias): Vacinas contra a Raiva, a Cinomose, a Hepatite Canina, o Parvovírus Canino e a Leptospirose.
- Gatos (2 vacinas obrigatórias): Vacinas contra Raiva e Panleucopenia Felina.
2 - Solicitação do CVI
Para a emissão do CVI para a Tailândia, ainda é necessária a chancela física do documento, portanto, verifique qual a unidade VIGIAGRO é a mais próxima de você, pois precisará ir até ela para retirar o documento alguns dias antes da viagem. Também verifique, dependendo da unidade escolhida, se há a necessidade de agendamento obrigatório (como no caso de Guarulhos, por exemplo).
Clique no botão abaixo para ver os contatos das unidades VIGIAGRO para solicitação do CVI em todo o Brasil
Após decidir para qual unidade de VIGIAGRO irá solicitar o CVI, envie um e-mail para a unidade, informando a data da viagem e enviando em anexo os seguintes documentos:
- Carteira de vacinação do pet em dia;
- Passaporte do solicitante;
- Requerimento preenchido e assinado (você pode baixar o modelo clicando aqui);
- Atestado de saúde do pet;
- Certificado de microchip;
- Bilhete aéreo;
- Import Permit emitido pela Tailândia.
Observação importante: O CVI tem validade de 10 dias, portanto, calcule bem a data de solicitação (para dar tempo de ser emitido antes da viagem).
Organizando todos os documentos para a viagem
- Formulário R. 1/1 (ร. 1/1) emitido por Thai Department of Livestock Development (recebido por e-mail).
- Certificado de Viagem Internacional (CVI) emitido pelo Brasil.
- Carteira de vacina com todas as vacinas obrigatórias.
- Cópia do seu passaporte (e o original).
3 - Inspeção do pet no aeroporto tailandês
No aeroporto, na área de retirada de bagagem, em frente à esteira 8, fica o Thailand Agriculture Quarantine and Inspection Service, onde você deverá levar o seu pet com todos os documentos para ser inspecionado.
Leve seu pet para ser inspecionado pelo veterinário. Eles irão conferir todos os documentos, fazer um rápido exame no seu pet, e cobrar a taxa de 510฿ que deverá ser pago em dinheiro.
Dica: Há uma ATM quase em frente a esse local, onde você pode sacar dinheiro. Recomendo já aproveitar para sacar uma quantidade maior, porque as ATMs cobram taxa de 220฿ por saque e, com exceção do 7-eleven, praticamente nenhum estabelecimento aceita cartão no país.
O veterinário irá entregar o documento de autorização de entrada do seu pet na Tailândia. Verifique se também entregaram o recibo do pagamento da taxa.
Após sair da inspeção, tive uma surpresa negativa. Acredito que foi uma nova tarifa que decidiram criar para entrada de pets, porque não li nada sobre isso em lugar algum nas minhas pesquisas sobre pet na Tailândia. Na saída do aeroporto, para sair com o pet, você terá que passar pela saída de quem tem coisas a declarar, e ao ver você com o pet, irão cobrar uma taxa de 2.000฿. Questionei a taxa e a explicação foi que agora, para a primeira entrada do pet, existe essa taxa, mas nas próximas idas do mesmo pet ao país, não será necessário pagar novamente. Após o pagamento eles entregam um recibo com o número do microchip do seu pet inserido. Fiquei nada feliz pagando essa taxa mas não havia outra opção. Então tenha mais esse valor em mente quando decidir levar seu bichinho para o país. No total, chegando no aeroporto da Tailândia, irá pagar 2.510 ฿ em taxas (aproximadamente R$370 na conversão de hoje jun/2024).
Outras observações
- Os pets devem ter pelo menos 4 meses de idade para poderem ser importados para a Tailândia.
- Pit Bull Terrier ou American Staffordshire Terrier são proibidos de serem importados para a Tailândia.
- O Import Permit enviado pelas autoridades da Tailândia tem validade de 60 dias.
- No caso de quem for viajar com o pet não for o dono, há alguns passos adicionais a serem feitos.
Minha viagem para a Tailândia foi feita no primeiro semestre de 2024, portanto, dependendo de quando você ler este post, algumas regras podem ter mudado. Sempre verifique as regras nos sites oficiais antes de viajar.